TABAGISMO

Causas e consequências

Causas do tabagismo

A nicotina é a principal causa da dependência do tabaco. É encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarros comuns, etc). Esta substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, produz alterações no cérebro, modificando assim o estado emocional e comportamental do indivíduo, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e o álcool.

Com a ingestão contínua da nicotina, o cérebro adapta-se e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga. Com o passar do tempo, o fumador passa a ter necessidade de consumir cada vez mais tabaco. De tal forma que, a quantidade média de cigarros fumados na adolescência (nove por dia) na idade adulta passa a ser de 20 cigarros por dia. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair doenças crônicas e debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.

Consequências do tabagismo

As consequências do tabagismo não surgem imediatamente. Uma pessoa pode continuar a fumar ignorando completamente o mal que está a provocar ao seu corpo.

Muitas vezes, as vítimas da dependência do tabaco vêem o seu vício como “prazer”. Mas estas pessoas não se apercebem que o hábito de fumar está a danificar o seu organismo lentamente.

Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarte, angina,AVC), cancro e doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

 

Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:

  • Impotência sexual no homem;
 
  • Complicações durante a  gravidez;
 
  • Aneurismas arteriais;
 
  • Úlcera o aparelho digestivo;
 
  • Infecções respiratórias;
 
  • Trombose vascular.
 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


  • Mr WordPress: Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in, and view the posts' comments, there you will have the option to edit or delete them.

Categorias

Arquivos

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: